4 de jul. de 2013

É POSSÍVEL MUDAR A POLÍTICA?

 A honestidade no mundo de hoje é rara. Principalmente, no campo da política, onde a maior parte dos nossos representantes políticos possui alguma pendência jurídica. A política brasileira nem sempre andou na mesma calçada da ética. Melhor dizendo, quase nunca andou. A dúvida e apatia contra a política são precedentes para que a má política seja abastecida. Para que só tomem poder aqueles que possuem terceiras intenções. A política é vista como uma área imprópria para homens de bem. Visão esta que é errada. Se pararmos para analisar que somente pelo campo da política existe a possibilidade de mudar a política. Ora, se você quer andar na chuva, você vai se molhar.
A apatia criada contra a política é repassada para as gerações como se a política nunca terá “cura”. Ou seja, é como se a política não tivesse mais condições de reestruturar os problemas vividos no país. É fato que, certa parcela de apatia é necessária para se criar uma barreira, ou seja, para que a ingenuidade não nos force a acreditar em tudo que os políticos julgam como certo. Não estou querendo dizer que a política é um refúgio paradisíaco, e nem que é um mar de corruptos e hediondos. Porém, deve-se ter o senso crítico para perceber e analisar os fatos imparcialmente. Não se tem como mudar a política senão por ela mesma.

O que se vê é uma juventude que não se interessa pelas possiblidades de mudança, que desacreditam antes de tentar, que preferem a desfeita. O fato de julgar a política como algo desnecessário já o faz um contribuinte para a situação de calamidade. Como já disse em outro texto, a melhoria de um conjunto depende da melhoria individual. Não existe mudança sem o primeiro passo. Não sou e nem quero ser utópico, todavia acredito que cada mobilização que fazemos move um milímetro positivo.