30 de jun. de 2012

O Socialismo Além das Fronteiras Políticas



A vontade que o homem tem de descobrir, aperfeiçoar e criar é a mesma vontade que sente de posicionar-se melhor do que seu próximo ter melhores condições ser diferente e, em consequência disso, ocorre o egoísmo. Egoísmo esse que pode ser aderido em uma pessoa sem sua própria percepção, sem ser aceito por ele. Egoísmo imposto pela sociedade consumista. Ninguém é desconhecedor do bem e do mal, ou seja, revoltar-se sobre os fatos é algo que todos podem fazer, e muitos fazem.
A luta contra o Consumismo Exagerado é fato (Defendido por mim) constante em todo o mundo não apenas na área da política, mas pela  reforma social que o mundo precisa a “Sustentabilidade”, a “Economia Verde”.
Mas revoltas e atos de repúdio são insuficientes, é necessário – entre outras coisas – ação que influenciem as pessoas que ignoram tudo isso. Ser contra o Consumismo não é ser a favor da idade da pedra, e sim, ser a favor de uma distribuição de renda igualitária, de uma qualidade de vida para todos, é ser a favor da Dignidade humana, dar condições mínimas de sobrevivência.
O ensino público é vilipendiado, os presidiários são desprezados, essas são as duas classes extremas da nossa sociedade, o ensino público que trará novos profissionais e os presidiários que após o comprimento da pena voltarão para a sociedade, mas como garantir que os estudantes serão novos profissionais? E como os ex-detentos serão novos cidadãos, sobretudo, de bem? A discussão é extensa e complexa, porem, se analisar a raiz do fato, percebe-se que tudo depende de uma gestão de qualidade, uma política honesta, honestidade no Brasil? Outra discussão complexa e extensa, que ironicamente, depende da qualidade do ensino.
Implantar uma reforma seja política, agrária, etc, exige esforço principalmente da sociedade civil organizada, disposta a encarar anos – diria décadas – de muitos movimentos grevistas e revolucionários. Seria mais prático implantar uma Ditadura Militar? Um Radicalismo Esquerdista? Impossível no Brasil ou em qualquer outro país no século XXI. A influência Norte-Americana no mundo é árdua e crescente.
Multiplicar os Pensadores e Educadores formais e informais seria a melhor forma de garantir, no mínimo, uma tentativa de mudança mais breve. mudança que (repetindo) começa nas ações reivindicadoras, protestantes e que contestam a insanidade e indisciplina política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário