7 de abr. de 2015

07 de Abril, Dia Mundial da Saúde


A Organização Mundial da Saúde (OMS), aproveitou o Dia Mundial da Saúde, e alertou sobre a segurança alimentar. Segundo a OMS, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de água e alimentos contaminados. Afirma ainda que a África é o continente com maior número de casos de doenças alimentares. Quase metade das pessoas infectadas, são crianças menores de 5 anos. Existem cerca de 200 tipos de doenças causadas por alimentos, desde diarreia até o câncer.

O Dia Mundial da Saúde é comemorado hoje, 07 de Abril, data que serve para refletir sobre o aspecto e perspectivas da Saúde no Brasil. Não só do ponto de vista de serviço prestado à sociedade. Sobre isso já é falado muito, todos os dias. Sabemos que o País não tem o devido respeito à administração da saúde, porém vamos analisar o outro lado da saúde: os que a fazem. 

Os profissionais da saúde no Brasil também não têm a sua devida valorização na maior parte dos estados. E aqui não falo apenas sobre dos salários baixos e desproporcionais. Falo também sobre a as extensas e cansativas horas de trabalho, a inflexibilidade de muitos empregadores, a indisposição do governo em repensar em novas estratégias que viabilizem a qualidade de vida dos profissionais. É tão óbvio: se o profissional está saudável, prestará serviço de qualidade. 

Não se pode mais evitar ou separar a vida pessoal da vida profissional das pessoas. Principalmente da área da saúde onde a carga emocional dos pacientes precisam ser lidadas todos os dias pelos profissionais. 

Neste Dia muitos lugares organizaram programações sociais para celebrar, bem como alguns lugares organizaram manifestações. O que é importante. O profissional da Saúde merece seu devido respeito e valorização. E para isso é preciso que os mesmos se pronunciem e busquem por isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário