16 de jan. de 2015

Santa Felicidade, um bairro de Curitiba

Portal de Santa Felicidade
Gostei da ideia de escrever sobre Curitiba, então vou fazer um tour pela cidade. Começando por um bairro que é muito conhecido pela gastronomia e tradição italiana.  Santa Felicidade é um bairro de Curitiba, que fica a 7 km do Centro da cidade. Sua principal característica é cultura italiana trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba.

Restaurante Cascatinha
A região era a antiga Colônia de imigrantes Santa Felicidade, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partir de 1878. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro.
 Vinícola Durigan, desde 1873 fabricando vinhos em Santa Felicidade
Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro. Atualmente, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis. 

Restaurante Dom Antonio
Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade. Um bairro bonito, com lugares interessantes para visitar e restaurantes que dão fama ao bairro. 
fonte: Guia Geográfico Curitiba