20 de jun. de 2012

O Segredo do Pensamento Crítico



O cérebro é responsável por todos nossos pensamentos. Costuma-se comentar que a razão é tomada e criada pelo cérebro e a emoção pelo coração, sendo uma verdadeira metáfora, ou seja, não passa de pura ilusão ou dito popular. Os sentimentos são totalmente controlados pelo cérebro, mas, sim, reflete em todo o corpo sinais (por exemplo, no caso de ansiedade “borboletas no estômago”) que comprometem nossas reações perante o acontecimento. O pensamento mais interessante é Pensamento Crítico, pois, por meio dele podemos analisar fatos e refletir sobre tais. Pode-se adquirir Pensamento Crítico através de experiências, argumentos ou até, uma observação que se faça sobre determinado assunto.
Uma pessoa que possui Pensamento Crítico não é apenas um ser intelectual, é um ser que transmite para a sociedade clareza, significância e lógica. Existem vários modos de conquistar esse Pensamento, sem a necessidade de alta condecoração. O Pensamento Crítico aumenta a possibilidade de o indivíduo afinar seu caráter, aperfeiçoar seu comportamento como cidadão e tornar-se politizado. Tudo de uma forma, consideravelmente básica, que são a informação correta dos acontecimentos, ou seja, de fontes confiáveis, leitura de livros que abranjam qualquer tipo de cultura e, principalmente, ter a Verdade como a essência de sua crítica, sendo assim deve-se mantê-la desde a busca da informação, durante a construção da crítica e até a publicação do pensamento.
O mais correto a ser feito para conseguir o equilíbrio mental é contestar a insanidade dos fatos, isto é, ter Pensamento Crítico sobre a vida. São os pensadores que fazem a diferença, que se destacam e alcançam altos patamares sociais. A ignorância não existe apenas para os analfabetos, a ignorância do século XXI é, fechar-se para as novidades, para o desenvolvimento. Ser crítico não é uma forma de difamar e pensar negativamente, e sim, ser um pensador evolutivo, que busca o melhor para si e para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário