5 de jan. de 2015

Centro de Criatividade de Curitiba


O texto desta semana fala um pouco sobre a cidade em que moro. Nunca fiz texto sobre Curitiba, este será o primeiro. A causa é nobre: descobri um lugar que merece ser divulgado.

O Centro de Criatividade de Curitiba. Antiga fábrica de cola da década de 1970, o espaço tornou-se núcleo de discussão de arte e cultura. Abrigou os primeiros ateliês e mostras de gravuras, por onde passaram grandes artistas e nomes reconhecidos no cenário nacional. Hoje trata-se de laboratório de criação, com variados cursos (escultura, entalhe, modelagem, cerâmica, desenho artístico, entre outros).


Lá estão instalados o Teatro Cleon Jacques, espaço alternativo para as artes cênicas, a Casa Erbo Stenzel, o Ateliê de Escultura e a Casa da Leitura Augusto Stresser, unidade dedicada à literatura.



O Centro de Criatividade também dispõe de salas de exposições temporárias. Possui aproximadamente 2.400 metros quadrados de área construída e forma o principal equipamento do Parque São Lourenço, numa área total de 230 mil metros quadrados.  Funciona com o objetivo de estimular a criação, constituindo-se em importante centro de pesquisas e de desenvolvimento da criatividade em suas mais variadas formas.