28 de ago. de 2015

#3 Cafezinho com Chef Carlos


1) Para iniciar, Carlos, apresente-se e conte-nos um pouco sobre sua  escolha pela gastronomia.

Me chamo Antonio Carlos Rocha Melo, sou formado em gastronomia pela universidade Mauricio de Nassau da cidade de Maceió-AL. Desde criança eu já costumava observar a minha mãe cozinhado, costumo dizer que a gastronomia me escolheu. 



2) Carlos, te conheço do tempo que você passou no vestibular. Inclusive, fui um dos que participaram do trote de raspar sua cabeça rsrs. E modéstia à parte, você já sabia cozinhar muito bem nessa época. Para você, o que o conhecimento acadêmico proporcionou na carreira de Chef?


É de suma importância o conhecimento teórico e na faculdade aprendi e conheci um universo novo, dei a volta ao mundo sem sair da sala de aula, um mundo de sabores se apresentaram pra mim e lá eu casei com a gastronomia unindo a teoria a pratica.



3) Nos posts anteriores "Diet, light e zero, qual a diferença?" e "Os alimentos mais prejudiciais à saúde" o assunto esteve relacionado com a saúde alimentar. Quais seriam suas dicas para quem quer ter uma vida saudável sem abrir mão de algumas delícias mais calóricas? 


O segredo está na quantidade, qualidade e variedade de nutrientes, podemos todas as coisas porem existem coisas que não convém abusar ou até mesmo comer. Por isso deixo a dica que comermos menos códigos de barras, abrirmos menos latas e sacos e comecemos a descascar, cozinhar e comer o mais próximo do que a natureza oferece. 


4) Estudos recentes demostram que o cloreto de sódio (sal de cozinha) está associado a muitos casos de câncer gastrointestinal. Como subsistir o sal sem perder o sabor dos alimentos?

Hoje no mercado já existem outros tipos de sal de cozinha como, por exemplo: sal rosa do himalaia, sal vermelho do Havaí e dentre outros que além de conter menos sódio oferecem minerais importante para a saúde. Também podemos usar e abusar das ervas que além de dar sabor podem até substituir o sal de cozinha. 

5) A indústria Gourmet, se podemos chamar assim, tem crescido bastante nos últimos tempos. Qual sua opinião sobre o setor Gourmet e suas influências no modo de apreciar uma refeição? 

A gourmetização tem seus lado bom e ruim, acredito que o mercado gourmet tem se unido ao capitalismo selvagem e criado uma ditadura alimentar onde as pessoas comem o que é gourmet e muitas vezes conhecem uma gastronomia midiática e leviana. O lado bom é que todos tem acesso a informação e podem sim ter uma alimentação sofisticada no sabor sem gastar muito.


6) Para finalizar, quero que deixe suas conclusões e algumas palavras para os leitores.

O ato de comer vai muito além de somente ingerir comidas, somos o que comemos por isso devemos sempre priorizar e lembrar que o nosso corpo é composto de tudo que comemos e Ele é o nosso maior bem. Viva free.

Nenhum comentário:

Postar um comentário