1 de jul. de 2015

#2 Cafezinho com Lucas Malta



Para iniciar, Lucas, apresente-se e conte-nos um pouco sobre sua escolha pelo Jornalismo.

Bom, sou um santanense que adora sua terrinha, mas tive que sair dela pra buscar minha realização profissional. Atualmente estou cursando o 5º período de jornalismo em Maceió, me aperfeiçoando cada vez mais em todas as áreas da comunicação. Posso afirmar que o interesse pelo jornalismo veio a partir da criação do site e pelo gosto de escrever. Conhecer e contar histórias é algo fascinante. Me considero uma pessoa “louca” por conhecimento e informação, vendo no jornalismo a melhor forma de alcançar isso.

Como surgiu a ideia de criar o site Alagoas na Net?

Sinceramente, o Alagoas na Net não foi uma ideia minha. Posso dizer que fui gostando e o adotei definitivamente. Meu pai foi o criador inicial da proposta, junto com outros companheiros. Eu acabei entrando de “penetra” e tomei gosto pela coisa. Até hoje ele continua me guiando, e sempre orientando no conteúdo e debates a serem abordados pelo site. O portal também é composto de colaboradores que ajudam nos conteúdo, como você por exemplo. Ah... e quase esquecendo, a ideia do veículo foi e ainda é de levar um conteúdo de qualidade para os santanenses, sertanejos, alagoanos e qualquer outro que se interesse pelos assuntos da região.

O seu "Editorial de Domingo" tem sido bem polêmico, como jornalista você se considera um formador de opinião?

Desde que comecei a conhecer mais o curso, senti a necessidade de levar para o Alagoas na Net um texto de maior qualidade, não apenas informação como qualquer um passa. Daí, um dia comecei a escrever sem compromisso e surgiu o primeiro editorial. Esses textos trazem uma reflexão sobre assuntos de interesse da comunidade local e que merecessem um olhar mais especial, de análise, e não só da reprodução dos fatos, pelos fatos. Se eu levar em consideração o meu tempo na comunicação, eu me sinto muito “verde”, para ser chamado de formador de opinião. Contudo, reconheço que nessa profissão, acaba sendo impossível se dissociar dessa ideia, pois o comunicador ele tem a função e responsabilidade de trabalhar melhor a informação, passando de maneira correta e responsável. As pessoas confiam naquilo que a gente informa e daí podem, ou não, tomar como referência. Pensando assim, me acho um formador de opinião, e bate ainda mais a responsabilidade de escrever com respeito ao meu público. Independente do texto ser opinativo ou informativo.

Qual o limite estabelecido no site para sua opinião pessoal nas matérias?

Nenhuma matéria do site tem a minha opinião. O único espaço de opinião é o Editorial e os artigos dos colaboradores, pois eles têm esse fim. O que as matérias podem carregar é um pouco das coisas que pauto como essenciais. Toda matéria ou reportagem ela carrega o objetivo da redação do veículo, assuntos que achamos por ser necessário. Isso me faz lembrar de uma das primeiras coisas que aprendi na faculdade, onde todos os meus professores dizem de uma boca só: nenhum veiculo pode ser imparcial, isso porque uma matéria para ser elaborada sempre leva consigo uma posição e objetivo, ou seja, uma tendência. Contudo, acredito que os veículos devem ser justos, o que no caso é dar voz aos “dois lados”. Se você faz uma denúncia, que conceda o mesmo peso para o outro lado acusado, não dando brecha a um conteúdo perseguidor. Fazendo isso ele estará cumprindo corretamente o seu papel. Resumindo, aprendi que a matéria ou reportagem não pode estar carregada de opinião, já um artigo, coluna ou editorial sim.

Qual notícia mais inusitada você se lembra ter postado no site?

Rapaz, como o online é um veículo com uma grande quantidade de matérias e reportagens, realmente não lembro da mais inusitada, mas posso dizer aqui de uma nesse estilo, que foi o achado de uma cobra dentro do motor de um carro numa oficina de Santana. Foi um tremendo susto para os mecânicos e foi a atração do bairro até a chegada dos bombeiros.

Para finalizar, quero que deixe suas conclusões e algumas palavras para os leitores.

Bom, agradeço ao amigo Erickson Soares pela boa conversa e pela intensa colaboração ao portal. A participação de conterrâneos como você, e outros é um dos motivos que levam a equipe do Alagoas na Net a fazer o que fazemos. Sabemos da responsabilidade que temos na disseminação de bons conteúdos, por isso, nos renovamos a cada dia da tarefa de levar a qualidade que o leitor merece. Vamos em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário