2 de fev. de 2015

A ideia de Sustentabilidade


O conceito de sustentabilidade  significa o uso inteligente dos recursos ambientais, ou seja a exploração de forma que danifique o menos possível o equilíbrio do meio ambiente. Associado a isso, pode-se citar também, a questão de repor ao meio ambiente, aquilo que lhe foi tirado e assim gerar um ciclo onde, tanto o ambiente quanto o homem sejam beneficiados.  Um exemplo disso é o reflorestamento. 

Este conceito de Sustentabilidade também se aplica para todas as atividades como a agricultura, a extração vegetal, mineração, fabricação de papel, entre outras. As ideias para aplicação de práticas sustentáveis são uma saída para garantir que a utilização do meio ambiente gere um retorno favorável financeiramente e com poucos danos ambientais.

Vale lembrar também, que as ideias sustentáveis também se estendem para as indústrias urbanas que eliminam gases poluentes. Nesse caso, a questão é mais complexa, e exige estudos químicos aprimorados para se chegar à solução de "como poluir menos". Algumas empresas desse setor já estão melhorando seus índices de poluição, e com isso, devolvendo a qualidade de vida à população circunvizinha. 

O que se deve entender também é que no mundo de hoje não existe mais a possibilidade de extinguir as atividades humanas exploratórias, devido à todo avanço tecnológico etc. Bem como, deve-se entender também que não se pode ignorar a necessidade do consumo consciente do meio ambiente. 

A economia de um país não funciona sem industrialização, mineração, agricultura, fábricas, etc. E para que isso dure por mais gerações é preciso compreender que ideias sustentáveis são fundamentais. O produtor tem que ser aliado do campo. A indústria tem que ser parceira da eliminação de resíduos e poluentes, assim garantindo a qualidade de vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário