26 de jan. de 2015

Mobilidade Urbana


Vivemos numa época em que as cidades estão cada vez mais lotadas, poluídas e e com baixo nível de qualidade de vida. Não só no Brasil, mas em outros países há a dificuldade organizacional de infraestrutura, saneamento etc, e nessa mesma linha de raciocínio, é que se entra a precariedade da mobilidade urbana. Pode-se pensar rapidamente, em dois fatores que dificultam a mobilidade: o péssimo transporte público e o aumento do número de veículos pessoais.

Porém, a mobilidade urbana, no âmbito de trânsito de veículos, também possui outros fatores dificultantes, o histórico brasileiro das rodovias e o crescimento desprogramado das cidades. Especialistas no assunto afirmam que para melhorar as características do transporte público é preciso aumentar  as frotas de ônibus e metrôs. Incentivar também, o transporte alternativo e sustentável criando ciclovias e garantindo a segurança dos ciclistas. 

Alguns países já trabalharam nisso e possuem qualidade no que se refere à mobilidade urbana. Porém, no Brasil, é difícil de se prever quando esse assunto terá atenção. Visto que o país possui outros aspectos mais defasados que requerem mais atenção (saúde, educação, economia, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário